Dicas para parar de fumar

Quase todos os fumantes admitem que já tentaram parar pelo menos uma vez de fumar, mas não conseguiram ter sucesso e acabaram voltando para o vício. Isso mostra que o cigarro é um dos vícios mais difíceis de largar.

Teste para avaliar o grau de dependência do cigarro

Para se avaliar o grau de dependência do cigarro, pode-se fazer o teste de Fagerstrom.

Pergunta

Opções

1. Em quanto tempo após acordar fuma o primeiro cigarro?

a) até 5 min - 3 pontos

b) 6 a 30 min - 2 pontos

c) 31 a 60 min -1 ponto

d) + de 60 min: 0 pontos

2. Acha difícil não fumar em locais proibidos (como igreja, cinema)?

a) Sim - 1 ponto

b) Não - 0 pontos

3. Qual o cigarro que mais o satisfaz?

a) 1ª da manhã - 1 ponto

b) outro - 0 pontos

4. Quantos cigarros fuma por dia?

a) até 10 cig - 0 pontos

b) 11 a 20 cig- 1 ponto

c) 21-30 cig - 2 pontos

d) + 30 cig - 3 pontos

5. Você fuma mais frequentemente de manhã?

a) Sim - 1 ponto

b) Não - 0 pontos

6. Você fuma mesmo doente, quando fica na cama?

a) Sim - 1 ponto

b) Não - 0 pontos

Após responder ao questionário, deve-se somar os pontos de todas as questões e analisar o resultado, sendo que:

  • 0 a 2 pontos -dependência muito baixa
  • 3 a 4 pontos- dependência baixa
  • 5 pontos- dependência media
  • 6 a 7 pontos- dependência elevada
  • 8 a 10 pontos- dependência muito elevada

 

Muitas formas de parar de fumar naturalmente podem ser encontradas, fazendo com que você não precise recorrer aos métodos caros,

  1. Mude sua dieta – Alguns alimentos fazem com que o gosto do cigarro seja horrível e outros destacam ainda mais o gosto. Café, álcool e carne vermelha ajudam a melhorar o gosto do cigarro, consequentemente ajudando o fumante a ter ainda mais vontade de fumar.
    Frutas, legumes, sucos naturais e leite podem deixar o gosto ainda pior, adiciona-los a alimentação pode ajudar a parar de fumar naturalmente, além de promover um hábito saudável.
  2. Concentre-se em outra atividade – Para grande parte dos fumantes, fumar faz parte da rotina, mudar sua rotina pode ajudar a sua mente a se concentrar em outras atividades. Mude o local do almoço, mude o prato, mude o horário entre outras coisas simples.
  3. Coma guloseimas com poucas calorias – Em 30% dos casos, quando a vontade de fumar aperta, vem junto com a vontade de comer algum tipo de doce ou carboidrato. Comer um pedaço do seu doce favorito pode ajudar a vontade de fumar a passar, mas isso pode ser perigoso para sua saúde, mas um pequeno pedaço de chocolate sem muitas calorias, bala diet, jujuba sem açúcar, chiclete sem açúcar ou outros doces sem açúcar podem ser uma ajuda para quem quer parar de fumar. Mas é importante para que essa situação não se torne um outro vício.
  4. Tome muita água – A nicotina é tão viciante e tão difícil de se livrar que ela é vista como uma toxina e a água é um desintoxicante natural e ajuda no processo de eliminação da toxina, limpando seu organismo.
    Após largar o cigarro, o corpo elimina sozinho o tabaco, a ingestão de água é um empurrãozinho a mais, acelerando o processo.
  5. Pratique exercícios físicos – De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade Brown, sua vontade e dedicação para largar o vício dobra quando você pratica algum exercício físico regularmente. Exercícios aeróbicos devem ser realizados pelo menos 5 vezes na semana. Outra dica é praticar algum tipo de luta marcial.
  6. Utilize a tecnologia ao seu favor – Aplicativos que podem dar um incentivo, gravas suas conquistas, acompanhar seu progresso e ainda compartilhar com os amigos nas redes sociais.
  7. Busque apoio da família e amigos – O apoio das pessoas a sua volta pode ser determinante para alcançar se objetivo de parar de fumar.
  8. Evite locais com muitos fumantes – Ficar longe da tentação de acender um cigarro entre amigos só para descontrair pode ser crucial para você se manter ficado para parar de fumar.
  9. Acredite em si mesmo – A parte mais importante é você acreditar que é capaz de alcançar seu objetivo. Faça sua própria linda de objetivos, datas e adapte à sua maneira seu plano de parar de fumar. Tenha em mente as incontáveis vantagens de acabar com esse vício e a motivação que fez você dar o primeiro passo para essa decisão.

A quantidade de doenças relacionadas ao cigarro não são novidades para ninguém, mas você sabia que os benefícios de parar de fumar começam a aparecer em 20 minutos?

- Em 20 minutos: a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.

- Em 8 horas: os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.

- Em 24 horas: o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui.

- Em 48 horas: os sentidos de olfato e paladar melhoram.

- De duas semanas a três meses: caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.

- De um a nove meses: os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar ficam mais tênues. A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que requerem bastante energia.

- Em um ano: o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade, em relação a um fumante.

- Em cinco anos: a taxa de mortalidade por câncer de pulmão diminui em pelo menos 50%. Depois de cinco a 10 anos sem fumar, o risco de AVC é reduzido aos níveis de não-fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante.

- Em 10 anos: a taxa de mortalidade por câncer de pulmão se torna igual a de quem nunca fumou. As células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem.

- Em 15 anos: os riscos de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração se tornam iguais aos de uma pessoa que nunca fumou.

 

 

Fontes:

http://www.mundoboaforma.com.br/14-dicas-de-como-parar-de-fumar-naturalmente/

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/20-dicas-para-parar-de-fumar/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2017/05/cinco-dicas-para-parar-de-fumar-9803982.html

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