O mês de outubro é dedicado a saúde das mulheres, a prevenção do câncer de mama. A cor rosa representa a proteção.

O câncer de mama é uma doença séria que representa riscos à vida da mulher em todas as partes do mundo. Justamente por esse motivo a campanha “Outubro Rosa” foi criada para conscientizar a população da importância da prevenção da doença.

Por esse motivo o mês de outubro se tornou uma data tão importante.

 

Como surgiu?

Outubro é um mês muito especial, principalmente relacionado ao combate ao câncer de mama. Muitos eventos de conscientização acontecem durante o mês todo para mostrar a importância de se prevenir e tratar.

Muitos hospitais e centros médicos se juntam a campanha facilitando o acesso a exames de diagnósticos oncológicos como a mamografia.

 

Câncer de mama

O câncer de mama é o resultado de mutações que surgem nas células do tecido mamário. Existem vários tipos de câncer que podem se desenvolver nas mamas.

Existem tumores considerados benignos, que não representam riscos a vida e podem ser removidos em cirurgia. E também existem alguns casos mais graves que precisa passar por tratamentos mais pesados como a quimioterapia e a radioterapia, além da remoção total da mama afetada.

 

O primeiro passo é o exame de toque e o visual. É importante ficar atenta aos seus seios todos os dias, olhe e sinta-os todos os dias procurando qualquer anomalia. Alguns sintomas mais comuns.

  • Nódulo único endurecido;
  • Dor continua na mama ou mamilo;
  • Abaulamento (alteração de formato) de parte da mama;
  • Inchaço no braço ou nas axilas;
  • Edema (inchaço) na região mamária;
  • Secreção saindo de um dos mamilos que podem apresentar traços de sangue;
  • Edema nos nódulos das axilas;
  • Inversão dos mamilos (quando o mamilo é saliente e se retrai, se tornando profundo);
  • Sensação de nódulos ou massa em uma das mamas;
  • Vermelhidão constante em parte da mama.

Caso você perceba esses sintomas, consulte um médico o mais breve possível.

 

Causas

A doença tem relação ao processo genético que por alguma falha começa a produzir células com mutações. Estas células começas a se reproduzir de maneira descontrolável dando origem a doença.

Não é possível saber exatamente de onde o evento surge em todos os casos. Porém muitos casos estão relacionados a transtornos celulares hereditários. Por esse motivo é importante conhecer o histórico de câncer de mama na sua família.

 

Autoexame

É muito importante o autoexame para encontrar qualquer alteração com antecedência.

A singular Medicamentos especiais separou algumas dicas de como realizar o autoexame. É simples e rápido e pode ser realizado em casa sozinha, basta se posicionar em frente ao espelho e observar a estrutura dos seus seios em busca de qualquer anomalia.

  • De pé em frente ao espelho observe: O bico dos seios; superfície; o contorno das mamas.
  • Ainda de pé em frente ao espelho: Levante os braços. Observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.
  • Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda: Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. Repita o passo invertendo os braços.
  • No banho, com a pele ensaboada: Eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita, e o mesmo invertendo os braços.

auto exame

É importante também realizar toques em todas as partes dos seios e axilas em busca de pontos doloridos ou qualquer caroço.

Caso encontre qualquer anomalia é indispensável a ida ao médico.

Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de melhora com os tratamentos.

 

A adesão ao movimento do outubro rosa vem aumentando cada ano.

Vários segmentos da sociedade fazem suas contribuições com o outubro rosa, colorindo prédios, monumentos e locais históricos de rosa para mostrar de modo belo a importância da luta contra o câncer.

É importante focar nesse assunto nos 12 meses do ano, já que a doença não está presente somente em outubro.

 

 

 

Fontes: http://iejd.com.br/outubro-rosa/

http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/deteccao-precoce.asp

http://outubrorosa.org.br/objetivo/

­­­

Comentário Facebook