O que é?

O Novembro Azul é uma campanha importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e do diagnóstico precoce.

No exterior a campanha tem o nome de Movember (União das palavras Moustache e November. Bigode e Novembro). Teve início em um Pub na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante o mês inteiro como o apoio à conscientização da saúde masculina e a arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi escolhido pois no dia 17 é o dia mundial do combate ao câncer de próstata.

A campanha fez sucesso e alguns anos depois o país todo estava participando e assim foi criado o Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante o todo o mês de novembro (as mulheres dando apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a importância do cuidado a saúde masculina, com o maior foco no câncer de próstata e na depressão.

 

No Brasil

O Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia foram os responsáveis por trazerem a campanha ao Brasil. Cada ano o Novembro Azul vem crescendo mais. Em 2016 foram realizadas mais de 2200 ações oficiais em todo o país, além da iluminação que é feita em pontos turísticos e construções públicas. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e eventos criados para espalhar a informação e arrecadar dinheiro para a causa. Graças a esse incentivo a campanha tem agora faz parte do calendário nacional de prevenções.

 

Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

  • É o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.
  • Um em cada seis homens vai ter ou tem a doença.
  • Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.
  • Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.
  • É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

 

Quais são os sintomas

O início da doença não apresenta nenhum sintoma, por isso é muito importante a realização de exames de toque e de sangue periódicos. Mas lembrando que o exame de sangue NÃO substitui o exame de toque. Um exame completa o outro.

É comum os homens serem mais resistentes a cuidar da própria saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por esse motivo 95% dos casos de câncer de próstata só são descobertos quando a doença já está em uma fase muito avançada.

Os sintomas que aparecem quando a doença já está avançada são; Vontade repentina e urgente de urinar, dificuldade para urinas, diminuição do jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e óssea, insuficiência renal e fortes dores.

 

Prevenção

Não há nenhum método de se tornar imune a doença.
A doença atinge principalmente homens acima de 50 anos de idade e por isso homens dessa faixa etária devem realizar exames preventivos anualmente. Homens com histórico de câncer na família também tem propensão a ter a doença.

Existem alguns hábitos que podem diminuir os riscos da doença:

  • Manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal.
  • Fazer atividades físicas pelo menos 30min por dia.
  • Controle de peso, evitar a obesidade e manter o peso adequado de acordo com o IMC.
  • Diminuir o consumo de álcool.
  • Não fumar. Essa dica é importante para evitar outros tipos de câncer.

 

Vamos todos participar dessa campanha do Novembro Azul e espalhar a conscientização da importância dos exames periódicos e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

 

Fontes:

http://www.psicologiaparacuriosos.com.br

Comentário Facebook